Tribunal Regional Eleitoral absolve Odival por unanimidade
O ex-prefeito de Piripiri e atual suplente de deputado estadual, Odival Andrade, do PSB, foi absolvido na manhã de hoje (22), por unanimidade, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em uma ação penal pública movida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). O processo era referente às eleições municipais de 2004 e acusava o ex-gestor por suposta prática de distribuição de lotes de terra em troca de voto. Na época, Odival Andrade era candidato a prefeito apoiado por Luiz Menezes que também foi arrolado na mesma ação, porém, teve seu nome retirado do processo graças à ação de sua assessoria jurídica.
O relator do processo, desembargador Pedro de Alcântara Macedo, não tendo qualquer dúvida quanto à improcedência das acusações, absolveu o ex-prefeito. O magistrado argumentou a inexistência de provas e, diante das evidências relatadas, os demais desembargadores votaram pela absolvição, por 5 a 0.
O próprio corpo de magistrados do Ministério Público, através do procurador Marco Aurélio Adão – autor da ação penal, afirmou a inexistência de provas e materialidade nos autos. Na avaliação de Marco Adão, o objeto das denúncias apresentadas eram, na verdade, promessas de campanha semelhantes a um plano de governo sem finalidade de satisfazer interesses individuais e privados.
Na última semana, alguns veículos de comunicação de Teresina chegaram a divulgar o julgamento do ex-prefeito de forma equivocada. Na avaliação da assessoria do suplente de deputado, foram motivados por fontes relacionadas a adversários políticos de Odival Andrade, em Piripiri. "As matérias divulgadas na imprensa cometeram o erro grosseiro de atribuir ao TRE o julgamento de ações que não são de sua competência", disse a assessoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário